terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Mauro Vilanova esclarece construção de 200 casas populares



Na sessão Ordinária da Câmara Municipal do dia 19 de outubro o gerente regional da CDHU, Mauro Vilanova fez uso da Tribuna Livre para esclarecer sobre a construção de 200 casas populares em Presidente Venceslau.

Ele iniciou sua fala explicando o inicio dessa contemplação, em 12 de abril de 2012, na época o Secretario Silvio Torres, de 400 casas populares para Presidente Venceslau, para serem feitas em duas fases. Mauro lembrou que o vereador Eliseu Bayer reforçou o pedido ao secretario na ocasião, que contemplou muitos municípios, mas que Presidente Venceslau foi o município com a maior liberação.

O município apresentou uma área para a construção que foi avaliada e recusada, por varias questões, problemas de localização e topografia, a Legislação é muito rigorosa na implantação de moradias populares, é necessário investimentos de infra-estrutura e também na área social, no caso da CDHU especificamente que se faz necessário que no raio de um quilometro tenha investimentos na área da saúde, assistência social e educação e também que o local seja servido por transporte coletivo, já que a clientela para moradia popular tem renda baixa.

Uma equipe técnica, concursada pela CDHU, engenheiros e arquitetos, fazerem o levantamento documental eles avaliam se no raio de um km do local tem que ter escola, creche e atendimentos na área social, tratamento de esgoto e poço artesiano. “Isso é por que quando não se coloca esses investimentos no momento da implantação do conjunto habitacional o pago preço pela população e pelas administrações municipais é muito caro e isso fez com que a legislação agisse com mais rigor”, explicou Mauro.

Especificamente no caso de Venceslau, foi apresentada uma área, próximo a entrada da cidade, próxima a PII, enfrente a torre da radio FM; a área em questão topográfica é excelente, mas inicialmente já foi constatada a distancia de todos os quesitos necessários para ser aceita. “Mas ocorre que conversando com prefeito, eu insisti junto a ele e mesmo assim para que nosso técnico continuasse o processo, a distancia de aproximadamente 2 km, mas já que a questão topográfica é boa e uma coisa compensaria a outra. Fiz gestão ao setor competente enfatizando a qualidade da área, mas foi apontada no quesito localização”, contou Vilanova.

Diante esse fato o gerente elaborou junto com Jorge Duran uma solicitação para CDHU para reavaliação da área, colocando que a área é excelente mas que o município teria condições de fazer uma contrapartida na implantação dessas melhorias no local. “Assim fizemos um texto para que fosse feita a reavaliação e pedi para o prefeito fizesse um projeto mostrando onde seria a escola, creche o poço artesiano, e que depois iríamos correr para conseguir verbas para essas construções. Assim mostro que tive por Pres. Venceslau o maior carinho e empenho para que desse certo, já fomos a reuniões, questionamos e recebemos orientações”, comentou o gerente.

Assim foi feita uma nova analise da área e mesmo assim depois de 90 dias chegou o parecer negativo, dizendo a necessidade desses investimentos. Autoridades de nossa cidade estão em gestão com o Presidente da CDHU, Marcos Rodrigues Penido, e hoje está na expectativa, pois o presidente fez o compromisso de que esse caso seria levado a diretoria da CDHU e que ele daria o parecer favorável.

O Presidente da Câmara Municipal, Eliseu Bayer, agradeceu a presença do Gerente Regional da CDHU, Mauro Villa Nova que veio gentilmente esclarecer sobre a construção dessas 200 casas. “Nossa luta tem sido incansável para iniciar a construção das 200 novas unidades habitacionais em nossa cidade, infelizmente a área apresentada pela Prefeitura não tem atendido as especificações técnicas da CDHU, na Câmara temos feito nossa parte e juntamente com os demais vereadores da bancada do PSDB estamos fazendo gestão junto ao Deputado Mauro Bragato para que a CDHU aceite a área proposta", finalizou Bayer.




Bárbara Vilches
Assessora de Imprensa
Câmara Municipal de Pres. Venceslau
(18) 98114-6650
(18) 3271-1530

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!!